Limpeza da casa – dicas úteis

A mulher é a guardiã do lar. No mundo moderno, esse estereótipo está cada vez mais sendo questionado e criticado. A maioria das mulheres de negócios simplesmente contrata uma au pair. Mas também há quem, pela sua condição financeira ou simplesmente por motivação própria, continue a preservar o conforto do lar. Mas não se segue disso que, para as preocupações diárias, a mulher deva se esquecer de seu amado. Se desejar, você sempre pode encontrar conselhos úteis e eficazes que podem ajudá-lo nas tarefas domésticas.

Para a maioria das pessoas, a limpeza está associada à rotina, fadiga e trabalho árduo. Mas, na realidade, existem algumas dicas simples para limpar um apartamento ou casa, que irão melhorar e facilitar o processo de colocar as coisas em ordem e limpeza na casa e, o mais importante, mudar sua atitude interior em relação ao processo de limpeza.

A principal razão para uma atitude negativa em relação à limpeza de um apartamento é a motivação intrínseca incorreta ou uma total falta de motivação. Freqüentemente, apenas uma pessoa faz a maior parte do trabalho de limpeza, mas toda a família bagunça o apartamento. Além disso, por mais que se demore a colocar tudo em ordem, logo no dia seguinte a dona do apartamento vai descobrir uma nova frente de trabalho de limpeza, pois a bagunça é feita como se por si só, mas a ordem deve ser cuidadosamente restaurado, apenas fazendo esforços e trabalho consideráveis.

Vamos tentar descobrir como limpar adequadamente um apartamento ou casa, quais são as regras para a limpeza de instalações e, o mais importante, como tornar a limpeza de um apartamento agradável, fácil e não onerosa.

É impossível conseguir a limpeza estéril em uma casa onde moram vários membros da família que usam banheiro, banheiro, cozinha. Principalmente se você tiver um filho ou vários filhos. No entanto, se você criar o hábito de fazer a limpeza regularmente, sem criar muito trabalho com a limpeza uma vez por mês ou trimestre, e se você ensinar toda a família a limpar depois de você mesmo, será muito mais fácil conseguir limpeza e conforto em a casa.

É muito eficaz limpar onde já está limpo. Por exemplo, limpar a cozinha, que foi limpa (limpou a pia, lavou o fogão, enxugou os azulejos) há dois ou três dias, levará muito menos tempo do que limpar a cozinha, o fogão, a pia e os azulejos dos quais foram limpos um mês atrás.

Três tipos de limpeza

A limpeza urgente evita que a desordem pequena e facilmente corrigível se transforme em um grande problema. Por exemplo, depois de preparar o jantar, algumas manchas de gordura permanecem no fogão. Eles são quase imperceptíveis e não incomodam ninguém. No entanto, se você limpá-los imediatamente com uma esponja, o fogão permanecerá limpo, e se você ignorar o fogão sujo todos os dias, uma crosta queimada em várias camadas se formará, o que exigirá uma grande quantidade de agentes de limpeza e horas de uso geral limpeza.

Com a Limpeza Urgente, você imediatamente se livra da sujeira que flui. Se isso não for feito, ele se acumulará com o tempo e, na melhor das hipóteses, interferirá na sua vida e, na pior, irá acostumá-lo tanto com a desordem circundante que você e sua família considerarão essa desordem bastante normal e natural.

Os eventos contínuos são realizados regularmente, mas não necessariamente diariamente. Você pode agendá-los. Por exemplo, limpar a pia da cozinha uma vez por semana (definindo seu próprio dia para isso) e lavar as cortinas duas vezes por ano. Você pode organizar tudo na forma de um plano impresso ou apenas criar o hábito – como lavar a louça logo após uma refeição.

Você realiza uma limpeza forçada após negligência prolongada com a ordem e a limpeza. Por exemplo, “descongelar” e lavar a geladeira, quando há tanta sujeira e gelo que parou de congelar. A limpeza forçada pode ser evitada fazendo limpezas urgentes ou de rotina regularmente . No entanto, a limpeza forçada não pode ser evitada após um “acidente” de qualquer escala – de uma poça de gato em seu tapete favorito a um cano de esgoto entupido.

O grande perigo da limpeza forçada são os possíveis danos materiais. Quando um agente de limpeza fraco não consegue lidar com sujeira difícil e persistente, é necessário usar um agente de limpeza mais forte e possivelmente abrasivo. Como resultado, você corre o risco de causar mais danos e danos à superfície a ser limpa do que a própria sujeira.

Existem algumas dicas simples para limpar um apartamento ou casa que irão tornar o seu trabalho doméstico muito mais fácil.

Para facilitar as tarefas domésticas e manter o apartamento limpo e arrumado, a organização adequada do processo de limpeza é essencial. Existem várias opções de limpeza possíveis. Na maioria das vezes, o seguinte esquema de limpeza é usado – esta é a limpeza principal do quarto uma vez por semana, intermediária, limpeza a seco e úmida durante a semana, e a limpeza geral do apartamento uma vez por mês. A desvantagem de tal sistema de limpeza de apartamentos é que cada vez que leva mais tempo e esforço para limpar suas instalações, assim como entre a limpeza principal e intermediária, aparece uma bagunça e a sujeira tem tempo de se acumular.

Outra opção para a limpeza do território envolve a limpeza diária de certas áreas da casa ou apartamento e a limpeza geral semanal das instalações . Para fazer isso, é necessário dividir todos os quartos em zonas, limpar e arrumar diariamente apenas uma zona específica e dedicar não mais do que 15 minutos por dia à limpeza. Esta é uma maneira bastante eficaz e simples de manter um apartamento em ordem e limpeza, especialmente se durante a limpeza, ao mesmo tempo, você joga fora coisas desnecessárias que acumulam sujeira e poeira. O lado negativo de tal sistema de limpeza de apartamentos é um aumento no consumo de detergentes e agentes de limpeza, mas economiza tempo e esforço.

Todas as coisas e objetos que você tem em casa devem ser colocados nos locais designados para eles . Para cada coisa nova que aparece na casa, você deve escolher um local e familiarizar todos os membros da família. Todos os membros da família devem se acostumar com o fato de que após o uso de qualquer coisa, deve-se colocar ou colocar no lugar designado e, pelo menos uma vez ao dia, colocar tudo no lugar.

A limpeza rápida de um apartamento é quando você coloca tudo no lugar , ela deve ser feita todos os dias. É conveniente fazer pela manhã: arruma o quarto, arruma a cama, põe os livros nas estantes, no caminho, encontra um objeto que não está no local designado – leva lá, coloca a roupa suja na lavanderia cesto, pratos sujos – na máquina de lavar louça ou na pia … Não se esqueça de ventilar o ambiente. Essas ações da sua parte levarão alguns minutos – mas a ordem reinará em sua casa e seu humor vai melhorar.

Para liberar seu tempo pessoal e não se cansar da rotina diária, faça a limpeza, que se chama rotina. Divida uma grande limpeza, que é feita uma vez por semana, em pequenas “porções”. Faça um pouco do trabalho de limpeza todos os dias. Faça uma lista de coisas a fazer durante a semana. Divida as coisas em seis dias (tire um dia de folga por semana). Por exemplo, no banheiro e no lavabo é necessário lavar pelo menos duas vezes por semana, é melhor tirar a poeira das salas dia sim, dia não, e limpar o chão da cozinha com a mesma frequência. O fogão e a pia – à medida que fica sujo, mas limpe pelo menos uma vez por semana.

Depois de distribuir as tarefas atuais por dias da semana, faça uma programação de acordo com a qual você fará a limpeza. Primeiro, “espie” na rotina, depois envolva-se e lembre-se de quando e o que fazer. Por exemplo, a segunda-feira é dedicada a tirar o pó e aspirar o carpete e o chão do quarto, limpar o banheiro, lavar o chão do corredor. Na terça-feira, de acordo com o horário do berçário, o chão da cozinha e a limpeza do banheiro. Portanto, todos os dias levará cerca de 15-20 minutos para limpar.

O que não está incluído em sua programação semanal , coloque em uma lista separada, que você chama de “grandes tarefas domésticas”. Por exemplo, na cozinha é necessário limpar janelas, portas, geladeira externa e interna, eletrodomésticos, azulejos, superfícies de trabalho, armários internos e externos, etc. Além disso, faça uma lista de trabalhos para todos os outros cômodos e instalações do lar. Da mesma forma que na atualidade, distribua “grande” de acordo com os dias da semana.

Envolva toda a família na limpeza . Se apenas uma pessoa está preocupada com a limpeza e a ordem na casa, que conclusão todos os outros membros da família tirarão disso? Que você pode criar sujeira – mais cedo ou mais tarde alguém ainda vai limpar a bagunça. Faça com que apontar e manter a limpeza seja uma responsabilidade universal. Ensine cada membro da família a ter orgulho de sua parte em manter as coisas limpas e arrumadas.

Uma das maneiras de fazer isso é instruir as crianças, desde a mais tenra idade, com tarefas domésticas concretas e gradualmente mais complicadas. Mas tenha cuidado e não se esqueça de que as crianças o ajudarão prontamente, mas somente se tiverem interesse. É aqui que deve aprender com os seus filhos, porque ao transformar até o trabalho mais rotineiro num jogo divertido, pode tornar a limpeza num verdadeiro feriado. Mas não vale a pena forçar e coagir a trabalhar, senão o trabalho será feito de forma descuidada e nada ficará de bom humor.

Antes de fazer a limpeza a seco e a úmido , você precisa colocar as coisas em ordem e colocar todas as coisas em seus lugares. Então, as etapas de limpeza subsequentes levarão muito menos tempo.

Saiba como limpar coisas diferentes. Descubra de que materiais são seus tapetes, roupas, cortinas, eletrodomésticos e móveis. Quanto mais você sabe sobre isso, mais fácil é remover a sujeira. Ao comprar um novo item, aprenda a limpá-lo.

Mantenha seu apartamento limpo e arrumado ao mesmo tempo . Ordem significa roupas em cabides, a mesa não está entulhada de nada, livros nas prateleiras, pratos no armário. Limpeza significa que não há poeira no chão e nos móveis, sapatos polidos, fogões e encanamentos arrumados e manchas nas paredes e portas.

Embora um bom anfitrião geralmente monitore ambos, as coisas podem simplesmente não conseguir colocar as mãos neles. A casa pode ser arrumada, mas suja, ou vice-versa – limpa e desordenada. Você pode colocar as coisas em ordem e limpeza separadamente, mas certamente é mais fácil lidar com a sujeira quando tudo ao seu redor está bem organizado e no lugar.

Faça um plano diário de limpeza e cumpra-o. Talvez isso seja o mais importante se você deseja que tudo ao seu redor agrade os olhos com uma ordem impecável. Inclua, por exemplo, os seguintes pontos no plano: tirar o lixo após o café da manhã, limpar a cama pela manhã (ensinar isso para as crianças), tirar os sapatos no corredor, separar imediatamente a correspondência recebida (colocar contas , jornais, etc. nas prateleiras, etc.), limpe os pés na frente da porta, lave a louça imediatamente após comer. Ao executar automaticamente essas tarefas normais, você minimizará o tempo que gasta mantendo sua casa limpa e arrumada.

Não desanime quando confrontado com desordem e sujeira , mas imagine a limpeza e a ordem após uma limpeza eficaz. Esses recursos visuais são uma ferramenta poderosa para o “pensamento puro”. “Comparar as fotos antes e depois é uma motivação muito boa”, diz a organizadora profissional Harriet Schechter. Quando você estiver no estágio “antes”, imagine o que acontecerá “depois” – deixe que isso o inspirdicas de limpezae a limpar o apartamento.

Prática

Encontre um lugar sujo e bagunçado em sua casa. Imagine como ficará após a limpeza. Aumente a sua imaginação limpando uma pequena área – apenas para ter uma ideia de como é eficaz e agradável. Por exemplo, em uma mesa cheia de lixo, junte tudo em uma caixa (em seguida, separe-o). Agora tire o pó, lave se necessário e desfrute da nova sensação: como ficou mais limpo e mais limpo.

Escolha as dicas mais adequadas para a limpeza geral de apartamentos , sofás, tapetes e outras superfícies. As recomendações podem ser reescritas ou impressas para que estejam disponíveis quando necessário. Então, durante a limpeza, você não precisa perder tempo procurando as informações necessárias.

A limpeza a seco e úmida de acordo com as regras envolve limpar todas as superfícies de poeira, de forma que a sujeira seja removida para sempre e não seja movida de uma superfície para outra. Você precisa começar com a lavagem a seco. O pó deve ser limpo com um pano úmido, mas se não for desejável que alguma superfície permita o contato com a água, o pó deve ser removido da mesma forma antes da limpeza úmida. A limpeza da casa molhada é necessária não apenas para limpar o espaço da sujeira, mas também para umedecer o ar.

A regra básica da limpeza geral de uma casa , composta por vários andares, é uma sequência estrita de limpeza das instalações. Você precisa começar a limpar pelos andares superiores e só então passar para os andares inferiores.

É necessário estabelecer uma regra para remover toda a contaminação imediatamente . Em primeiro lugar, irá poupar energia durante a limpeza geral e, em segundo lugar, removerá uma nódoa ou sujidade recente com muito mais facilidade do que ao fim de uma semana, e ainda mais durante um mês.

As regras para a limpeza geral do apartamento também implicam principalmente uma certa sequência. Em primeiro lugar, o teto e as superfícies mais altas são varridos, as janelas e os lustres são lavados, os armários e as prateleiras são liberados e limpos, a capa do sofá é limpa. Quando todas as superfícies estiverem livres de poeira e sujeira, você pode remover os detritos do chão e lavar os revestimentos. Ao final da limpeza geral, recomenda-se esfregar os pisos com um agente especial adequado para o revestimento do piso.

Tendo aprendido a criar um ambiente favorável e escolhido o sistema de limpeza de apartamentos que mais lhe convém, pode começar a dominar as regras técnicas de limpeza.

Existem muitas dicas úteis para melhorar a qualidade da limpeza e manter sua casa ou apartamento limpo e arrumado. Mas o principal é a habilidade de ser criativo tanto com os problemas quanto com as tarefas. Assim, sempre haverá limpeza, ordem e um ambiente agradável na casa.